terça-feira, 15 de setembro de 2009

FRANJINHA E BIDU FAZEM 50 ANOS






Maurício de Souza, atuante desenhista, produtor e empresário de histórias em quadrinhos, tem 50 anos de carreira. Era repórter policial quando, para se distrair, desenhava histórias infantis. É conhecido pela sua maior criação, a Turma da Mônica, que tem até versão adolescente, com estilo influenciado pelos mangás (desenhos japoneses cujos personagens têm olhos grandes e bocas pequenas).

Mas os primeiros personagens publicados por Maurício foram o cientista mirim Franjinha e seu cachorro Bidu - que, em sua série solo, enfrenta as gozações de outro cachorro, o amarelo e metido Bugu - , lançados em 1959 nos jornais e tendo sua primeira revista própria logo em 1960, como vemos na primeira foto, no alto. Os personagens hoje são integrantes da Turma da Mônica (cujos personagens principais são Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, sendo as meninas inspiradas em duas filhas do desenhista, que tem estes nomes).

Logo abaixo da foto do alto, vemos a tirinha do Franjinha e Bidu de 1999, com as caraterísticas atuais dos traços dos personagens. Em seguida, Franjinha em versão adolescente-mangá e, nesta mesma versão, os cachorros Bidu e Bugu.

Como outros desenhistas parabenizaram Maurício de Souza pelo meio-século de carreira, eles desenharam suas próprias tiras com os personagens do incansável desenhista. Aqui vemos Laerte homenageando Maurício de Souza com uma tirinha, logo abaixo.

Nenhum comentário: