quarta-feira, 9 de setembro de 2009

BEATLES TÊM DISCOGRAFIA RELANÇADA


É polêmica a iniciativa de remasterizar a discografia do grupo inglês Beatles, mesmo corrigindo falhas feitas na remasterização de 1987 e que irritaram até o guitarrista George Harrison (1943-2001), um dos ex-membros dos fab four.

Em reportagem publicada pela Folha de São Paulo, os beatlemaníacos dão preferência à sonoridade mono das músicas do quarteto de Liverpool, porque foi dessa forma que as músicas foram originalmente lançadas, no decorrer dos anos 60 até 1970. A remasterização incluiu a tecnologia estéreo atual, do contrário das remasterizações anteriores. É a primeira vez que os três primeiros LPs dos Beatles saem em estereo.

O relançamento da discografia, que inclui também fotos e informações e um mini-documentário relacionado ao respectivo CD, foi feito juntamente com o jogo virtual The Beatles: Rock Band. A data escolhida, 09 de setembro de 2009, foi por simetria numérica (09/09/09), e pelo trocadilho que sugerem o número "09" faz com referências como a canção "Revolution Number 9" e com um CD solo de Harrison, Cloud Nine.

O relançamento é mais adequado para fãs recentes do grupo, pessoas que não tem muita intimidade com o rock autêntico e pensam que Guns N'Roses e Bon Jovi são "rock clássico". Gente ainda criança nos tempos do grunge e que, na sua viagem cultural como "descolados", tropeçam em vários equívocos de sua formação cultural, pensando que Michael Jackson era um letrista igual ao Bob Dylan e um músico igual ao Jimi Hendrix (estava muito longe de ser um e outro e nada tinha a ver com o rock autêntico) e que a década de 80 só se serviu de Dr. Silvana, Trem da Alegria, Absyntho e outras barbaridades.

Por isso, de alguma forma, os Beatles são apresentados às gerações mais recentes. Sem estarem condenados ao ostracismo ou esquecimento - até porque eles influenciam até nomes contemporâneos como Oasis, Los Hermanos e Foo Fighters - , os Beatles quase foram desacreditados pela geração pós-1978. Mas, agora que esta geração apresenta seus primeiros trintões, estes pelo menos estão mais preparados e pacientes para conhecer sobretudo as canções gravadas entre 1962 e 1970 por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.

Um comentário:

Marcelo Delfino disse...

CDs remasterizados dos Beatles? E ainda por cima em MONO? Não, obrigado. Fico com os três que já tenho: o Sgt. Pepper's, o Magical Mystery Tour e a coletânea 1.