quarta-feira, 19 de agosto de 2009

BAND NEWS FM E O BAIRRISMO PAULISTA


Ontem, no programa de Ricardo Boechat na rede Band News FM - Band News Fluminense FM incluída - , depois de um telefonema maçante de um cara falando sobre futebol (acho que é um ouvinte), que ainda despejou no ar um antipático "você vai ver", o programa terminou com um tributo à cidade de São Paulo, creio que numa série dedicada às cidades brasileiras.

Não podemos dizer que é uma crônica, mas um tributo locucionado, onde até se tocava música (a-han!!!), a "São Paulo, São Paulo", do Premeditando o Breque (atual Premê), música aliás que a antiga Fluminense FM já tocou na íntegra. É uma paródia à "New York, New York", sucesso na voz de Frank Sinatra.

Só que, em cima da música, teve a voz de uma locutora que fazia exaltações bairristas à capital paulista (nada contra a cidade de São Paulo, até gosto muito da cidade, mas a declamação da locutora mostrava um entusiasmo de alguém que acha que só a capital paulista pode ser a "melhor cidade do país"), numa atitude mais próxima do showrnalismo do que no jornalismo cidadão e prestador de serviço.

Como se não bastasse o pachorrento telefonema falando sobre futebol, um tema que não deveria estar no cardápio do rádio FM mundial, mas está, em nome do jabaculê dos dirigentes esportivos, que dão gorjeta (lavagem de dinheiro?) a toda FM que se encane em passar futebol de alguma forma. E futebol é prato predileto do showrnalismo.

Nenhum comentário: