domingo, 16 de agosto de 2009

FAUSTO SILVA É BAJULADOR ATÉ QUANDO O ASSUNTO É MÚSICA


O apresentador do Domingão do Faustão, Fausto Silva, é conhecido pejorativamente como bajulador de seus convidados. Seus comentários do tipo "o maior ser humano", "esse é fera", "esse sabe de tudo" são muito conhecidos tanto dos fãs quanto dos detratores.

Mas o que ninguém, a não ser as pessoas que entendem de MPB autêntica, percebe é que ele também não deve entender muito de música brasileira, classificando o cantor de neo-brega Alexandre Pires como "um dos maiores cantores da MPB".

Em primeiro lugar, Alexandre Pires não é maior cantor de coisa alguma neste mundo, e segundo, porque ele não é MPB, é música brega, sambrega, Música de Cabresto Brasileira.

Há também outros exemplos, outras exaltações. Como a do cantor Belo, da mesma escola pedante de música brega do Alexandre Pires, chamado, pelo Faustão, de "grande sujeito" ou coisa parecida na mesma época que vasaram denúncias de envolvimento do cantor neo-brega com um traficante carioca. Ou então os elogios "grandiosos" a outros mastodontes da mediocridade musical, como Banda Calypso, Chiclete Com Banana, ou até mesmo a turma do "arrocha" (ritmo baiano que soa como uma versão eletrônica do brega de Waldick Soriano), que, como manada, foi ao Domingão do Faustão com a ajuda financeira de seus empresários, que tiveram grana suficiente para mandar seus criados para um programa de TV no sudeste.

Num país onde há cantores negros de grande talento e história, como Milton Nascimento, Djavan e os saudosos Wilson Simonal e Agostinho dos Santos, essa classificação "sábia" do apresentador Fausto Silva ao Alexandre Pires e outros nomes do brega-popularesco não passa de mera bajulação barata, apesar dessa bajulação deixar o auditório cair em delírio.

2 comentários:

Lucas Rocha disse...

De tão chato que é, o Faustão deveria se vestir de Bozo... Assim, ele apresentaria seu "domingão" com a roupa daquele palhaço do SBT, não acha?

Marcelo Delfino disse...

Só dá para declarar que cantores tipo Alexandre Pires são MPB se dermos o significado correto da sigla. No caso deles, Música Populista Brasileira.