terça-feira, 21 de julho de 2009

INVEJA



Os medíocres chamam os outros de invejosos para manter seus privilégios.

Usam de todo seu reacionarismo para censurar o senso crítico dos outros.

Os medíocres sentem inveja de quem realmente faz,

Os medíocres mentem e transferem suas próprias "qualidades" nos outros.

Invejosos, acusam os outros de sentirem inveja.

Reacionários, acusam os outros de reacionarismo.


Hipócritas, acusam os outros de hipocrisia.

Autoritários, se dizem democráticos, e para reprimir o direito de benefício dos outros, alegam que só querem ter direito a seus benefícios.

Direitistas ao extremo, vestem o capuz vermelho da pseudo-esquerda, para difarçar no máximo o seu reacionarismo.

Partem para frases e palavras chulas, sem a menor inteligência, cantando vitórias falsas para políticos fisiológicos, cantores de axé-music, breganejo e "funk", ou para pessoas fúteis em geral.

Por trás desses medíocres invejosos, há gente que enriquece por trás, que detém o poder, conquistado com muito beija-mão, e que não quer perder seu privilégio.

São pessoas assim que fizeram ser instituído o AI-5, triste instrumento de censura, que custou muitas vidas. São pessoas assim que servem ao imperialismo, ao coronelismo, ao poder da mídia grande, aos grandes grupos econômicos. Servem diretamente, como colaboradores, ou indiretamente, como a claque a aplaudir os tiranos, os tótens da alienação, da dominação sobre o povo.

Mas um dia essa inveja se volta para o invejoso, como num efeito bumerangue. Não haverá, para ele, vitória. Sua inveja enrustida - inveja que ele prefere atribuir aos outros que não pensam como ele - esboça sua derrota, pois o nervosismo é claro.

Deus faça com que esse invejoso tenha humildade, sinta tristeza ao invés do ódio. Que ele tenha tempo de reconhecer que nem todos pensam como ele, e que, se ele gosta da mediocridade dominante na nossa mídia, que ele curta sozinho ou com seus amigos. E que, quando essa mediocridade for criticada, que ele prefira ficar em silêncio, porque os melhores fãs são aqueles que se preocupam em curtir os seus ídolos, ao invés de atacar quem não gosta dele.

Nenhum comentário: