segunda-feira, 13 de julho de 2009

DIA DA "MÚSICA SERTANEJA": A VERDADEIRA OU A FALSA?


Mas hoje se celebra também o dia da música sertaneja. Do jeito que estão as coisas, com a mídia gorda / gordinha e até a de esquerda embolando as coisas, o dia também celebra a falsa música caipira, que tem o apetite voraz de se apropriar da original para assim matá-la de vez, entregando todo o filão da música rural brasileira a breganejos esquizofrênicos, que se identificam mais com a country music estereotipada, que já dilui a música country lá nos EUA, do que com a música rural ou com a MPB mais poética.

Lembrando muito bem que os ídolos breganejos se ressentem de não ter a mesma veia poética e melódica e nem a harmonia vocal dos cantores e músicos do Clube da Esquina, e volta e meia tentam se apropriar do repertório desse movimento mineiro para se autopromoverem às custas do prestígio alheio.

Aqui ficam, no entanto, minhas sinceras felicitações aos verdadeiros músicos caipiras brasileiros, que lutam para não fazer sua música desaparecer. E a Rolandro Boldrin, Inezita Barroso e José Hamilton Ribeiro, por divulgarem corajosamente a verdadeira música rural de nosso país.

Nenhum comentário: