sexta-feira, 5 de junho de 2009

TOM LEÃO MIA MANSO PARA A MÍDIA GORDA


Decepção essa do jornalista Tom Leão. Decepção compreensível, afinal ele trabalha na mídia gorda e por isso mesmo tem que falar a voz do dono. No blog dele, "Na Toca do Leão", ele fez rasgados elogios à INFRA RÁDIO TUPI - certamente ele não citou esse simpático apelido - , com esse texto que (lá vou eu, depois da refeição noturna, publicar esse texto indigesto) soa no entanto estranho para um jornalista especializado em música alternativa (ou quase isso). Será que ele vai ouvir a tal "Patrulha da Cidade"?

Segue aqui o tal texto, de embulhar o estômago:

"AGORA QUE, PARECE, O RÁDIO DIGITAL NAO VAI ROLAR POR AQUI (É CARO E PRECISA DE APARELHO ESPECIAL PARA SINTONIZA-LO, SÓ DEU CERTO NA INGLATERRA, NOS EUA AS DUAS MAIORES REDES SE JUNTARAM E VÃO MAL), A TUPI AM, QUE JA TAVA PREPARADA PRA PARADA, RESOLVEU, EM VEZ DISSO, GANHAR UM CANAL TBM NO FM. DESDE ESTA MADRUGADA ESTÁ NO AR TBM EM 96, 7 (ONDE ERA A NATIVA, QUE FOI PRO ESPAÇO QUE ERA DA ANTENA 1, EXTINTA). COM ISSO, A CONCORRENTE GLOBO AM CORREU ATRÁS E NESTE FINDE TRANSMITIU O FUTEBOL DE SUA AM PELA CBN FM, COM ALTOS ANUNCIOS DE DUAS PÁGINAS COR NOS JORNAIS. A VANTAGEM PRA GENTE QUE AINDA ACREDITA NESTE VEICULO (EU NUNCA APOSENTEI O RADINHO) É Q PODEREMOS OUVIR NOSSOS PGMS FAVORITOS, TIPO "A PATRULHA DA CIDADE", TBM, NO CELULAR OU MP3. SERÁ QUE A GLOBO VAI MUDAR PRO FM PRA PEITAR (ASSIM COMO CORREU COM A CBN TÃO LOGO ENTROU NO AR AQUI A BAND NEWS/FLUMINENSE FM)? SÓ O TEMPO DIRÁ..."

Segue a sábia resposta do corajoso Marcelo Delfino para o jornalista do Rio Fanzine:

"Tom Leão, que decepção. Você era um dos grandes produtores do saudoso Hellradio da Fluminense FM, junto com o André X. Hoje, faz esse discurso chapa-branca que não questiona essa dupla transmissão AM/FM da Tupi e da CBN, e que já é objeto de consumo da Globo AM.

Ah, esqueci que você trabalha n'O Globo... Está perdoado, então.

Em todo caso, deixo dois artigos sobre o fim da Antena 1 e o futuro sombrio do dial FM carioca: www.radiorj.com.br/a1-01.html e www.radiorj.com.br/fm-01.html"

Tom Leão, como se baixasse nele o espírito de um antigo neoliberal (que sempre usa a desculpa das "mudanças" para justificar as injustiças de hoje), fez sua réplica, afirmando que rádio é só negócio (e aí, FM com roupagem de AM não é comercial, hein?).

"NAO ENTENDI SEU QUESTIONAMENTO, DELFINO. EU ACHEI O MAXIMO A TUPI IR PRO FM, PQ ASSIM POSSO OUVIR NO MEU CELL E MP3. CHAPA BRANCA? NAO ENTENDI, NA EPOCA DA FLU FM EU JA TRABALHAVA NO GROBO E ISSO NUNCA TEVE A VER EM NADA DO QUE FAÇO, NEM GANHO PRA FAZER O PGM DA MULTISHOW, É PURO HOBBY. O RADIO ESTA MUDANDO PRA NAO MORRER. EU SO OUVIA TUPI AM E BANDNEWS, AGORA, PELO MENOS, TENHO ALGUMA OPÇÃO. NAO ENTENDI O SEU PONTO. SE A CBN VIRAR GLOBO AM, SERA PURAMENTE PARA CONCORRER COM A TUPI, E ISSO É BUSINESS, NAO TEMOS NADA A VER COM ISSO, ELES Q SE ENTENDAM,,,"

Marcelo Delfino deu seu novo argumento:

"É uma pena que nem todos entendam minha defesa de que haja programações distintas entre as AMs e FMs de um mesmo grupo. Ao invés de quererem como opção a CBN, a Globo FM, a Tupi AM e a Antena 1 Lite FM, renunciam ao direito de escolha e se contentam só com a CBN e a Tupi AM/FM. A essa altura, devem estar doidos para ver o fim de uma rádio tipo MPB FM, Paradiso FM ou JB FM, para poderem ouvir a Globo AM no FM.

Isso sem contar que essa turma não dá a mínima para os radialistas. Quando uma dessas FMs vira repetidora de AM, vários radialistas são mandados embora. Cerca de 30 funcionários foram demitidos da Antena 1 Lite FM.

Eu defendo o direito de ter mais opções de programação e o direito dos radialistas ao emprego. Mas os moderninhos preferem ficar ouvindo o deputado Pedro Augusto no FM fazendo piadinhas eróticas e rezando pra santa segundos depois..."

Mas Tom Leão, falando como se fosse gerente de multinacional - "pena que todos (os radialistas de tal emissora) vão dançar", mas "o rádio tá mudando para não morrer" - , tentou finalizar a questão, defendendo a lei do mais forte que representa a lamentável Aemização das FMs:

"O RADIO TA MUDANDO PARA NAO MORRER. É FODA ESSAS FUSOES, DEIXA MUITA GENTE SEM EMPREGO, IMAGINE SE A GLOBO AM ENTRA NO LUGAR DA BEAT 98? VARIOS AMIGOS MEUS QUE TRABALHAM LA VAO DANÇAR, MAS, NO CASO DA TUPI, ELA SO TEM A GANHAR COM A MUDANÇA (PELO MENOS NAO ACABARAM COM A NATIVA, EMBORA A ANTENA 1 TENHA DANÇADO). ACHO ESSE PEDRO AUGUSTO O FIM, TREMENDO EXPLORADOR DA FE ALHEIA. MAS QUE É BACANA OUVIR A PATRULHA EM FM, É (ALGUEM AINDA SUA ESSE TERMO, 'MODERNINHO"? NUNCA SOUBE O QUE SIGNIFICA. E QUEM OUVE AM É POVAO)"

RÁDIO DIGITAL "NÃO VINGOU" POR FALTA DE VONTADE E FM TEM MAIS LIMITAÇÕES TÉCNICAS QUE O RÁDIO AM

Essa pregação de que o rádio digital não vingou, que o rádio AM morreu e outras "profecias" que neoliberais sorridentes tanto gostam de dizer e seus seguidores aceitam tudo com fé, feito cordeirinhos submissos, é pura balela.

A verdade que os tecnocratas do rádio querem esconder é que o rádio FM possui SÉRIAS LIMITAÇÕES TÉCNICAS em relação ao rádio AM. O rádio AM pode ter alta potência, alcançando até mesmo extensões intercontinentais. O rádio FM não pode fazer isso, inclusive existem até limites de potência estipulados. Mas o pessoal da Aemização das FMs tenta argumentar que existe a tecnologia do via satélite. Para neoliberal, tem desculpa para tudo.

As transmissões esportivas em FM tendem a serem incômodas, por causa do som de "fita K7 velha", ou seja, som abafado e chiado agudo. Transmissão esportiva com "puro som FM" é mito, se tiver, é porque tem transmissão fraudulenta feita em estúdio e com o Premiere Esportes da TV paga ligado, com o som televisivo em silêncio.

A Aemização das FMs só interessa à concentração de poder de alguns grupos de comunicação. O fenômeno é decadente, mesmo no Rio de Janeiro, onde é vendido como uma pretensa novidade. A Band News e a CBN levam surra no Ibope, e o máximo que elas conseguem é uma projeção polêmica de gente que se deslumbra com elas e os sensatos que questionam essas rádios. Esse endeusamento a essas FMs, no começo, é apaixonado e furioso, mas depois, com a rotina, essas FMs se desgastam e nem seus fanáticos têm mais disposição de ouvir tais emissoras.

Um comentário:

Marcelo Pereira disse...

Tom Leão disse que "quem ouve AM é povão". Ele está bem desatualizado. Há muuuuito tempo que os semi-analfabetos e os riquinhos bebuns que integram o chamado "povão" abandonaram o AM. Eles ouvem mesmo é FM e os donos de FM sabem muito bem disso, e porisso mesmo, estão formatando a programação de todas as FMs pensando nesse povinho ignorante que finge que gosta de música, mas só ouve junto com conversa, barulho, etc, achando uma tortura ficar sentado prestando atenção em uma música.

Tom Leão preferiu ignorar seu próprio passado para defender uma coisa ultrapassada, natimorta.
Todo celular deveria vir com no mínimo 1 GB de espaço para mp3 como opção para quem quer fugir dessas Fms Bunda-corno-aleluia-gol que impedem os verdadeiros fãs de música de colocarem boas melodias em seus ouvidos. Tom, você trabalhou na Flu FM, uma das emissoras que ensinou muita gente boa a ouvir música. sua posição atual renega o execelente profissional e fã de música que ocê representou um dia. Tom Leão, você é um traidor de si mesmo.