terça-feira, 16 de junho de 2009

MORRE GUITARRISTA DO GRUPO VENTURES



Ultimamente ando ouvindo muito o então rock alternativo da época, o instrumental guitar music, que gerou uma série de bandas no mundo inteiro, desde os belgas The Cousins até os brasileiros The Jordans.

Tinha até uma banda australiana (que geralmente usa o termo "sufr rock" noutro contexto, através de grupos como Gangajang, Australian Crawl e Hoodoo Gurus) do surf rock tal como sew conhecia nos anos 60, The Atlantics. E tinha bandas britânicas como Shadows (ainda na ativa) e Nero & The Gladiators, anos antes da chamada "invasão britânica" puxada pelos Beatles. E havia bandas que eventualmente gravaram faixas vocais.

A onda toda do instrumental guitar, no melhor sentido da palavra "onda", durou de 1958 a 1965, mas algumas bandas continuaram em atividade e o fenômeno gerou frutos até na new wave norte-americana.

Veio a notícia do falecimento, no último dia 14, de mais um membro dos Ventures (cuja música "Walk don't run" tocou no seriado Anos Incríveis e na comédia juvenil American Pie 1), Bob Bogle, que fundou a banda juntamente com Don Wilson, que mantém a banda atualmente. Outros membros falecidos foram os bateristas Howie Johnson (em 1988) e Mel Taylor (em 1996).

Os Ventures eram uma das mais populares bandas de instrumental guitar, pendendo para o surf rock (geralmente, umas bandas tendiam para isso, outras pendiam para o som das trilhas de western). E "Walk don't run" era uma música surpreendente, uma "canção de guitarras" cuja força melodiosa era arrojada no hoje distante ano de 1960.

Segue aqui uma nota que reproduzi do portal G1:

Morre o guitarrista solo dos pioneiros do surf rock The Ventures

Bob Bogle morreu aos 75 anos em Tacoma, nos EUA.
The Ventures foi uma das bandas mais populares de rock instrumental.

Da AP

Bob Bogle, guitarrista solo e cofundador da banda de surf rock The Ventures, conhecida pelos hits instrumentais da década de 1960 como “Walk, don’t run”, morreu aos 75 anos.

Don Wilson, o outro cofundador da banda, disse ao jornal “The News Tribune”, de Tacoma., que Bogle adoeceu no fim de semana e morreu no último domingo (14).

O grupo vendeu milhões de discos e influenciou inúmeros guitarristas. Entraram para o Rock And Roll Hall of Fame em 2008. O site do Hall of Fame celebra os Ventures como “o mais bem sucedido conjunto instrumental na história do rock and roll”.

“Walk, don’t run”, chegou ao segundo lugar da Billboard em 1960, e uma outra versão, “Walk, don’t run ‘64’”, chegou à oitava posição em 1964. Entre os outros sucessos da banda estão “Perfidia” e a música tema da série “Hawaii 5-0”.

O grupo nasceu em 1958 em Tacoma. Bogle tocava a guitarra solo e o baixo no início, e Wilson tocava a guitarra base. Logo se juntaram a eles o guitarrista Nokie Edwards e o baterista Howie Johnson, que mais tarde seria substituído por Mel Taylor.

“Nossa aspiração era não ter que levantar nada mais pesado que uma guitarra (para trabalhar), disse Wilson em 2008. “Mas cresceu para algo tão grande que ficamos internacionalmente conhecidos”.

Os Ventures foram particularmente populares no Japão, onde Wilson e Bogle se apresentaram como uma dupla na sua primeira turnê em 1962 porque o produtor não tinha dinheiro para pagar os outros dois membros.

Os dois americanos causaram uma impressão tão forte, lembrou Wilson em 2008, que quando a banda voltou ao país em 1964, “6.000 pessoas estavam nos esperando no aeroporto”. Ele disse que ele não acreditava que os fãs estavam lá realmente para ver os Ventures.

Nenhum comentário: