quinta-feira, 18 de junho de 2009

DUPLA JOÃO BOSCO & VINÍCIUS INVESTE EM PEDANTISMO ATÉ NO NOME



Sabemos que a música breganeja brasileira, como todo ritmo da Música de Cabresto Brasileira que se passe por comportado (como o sambrega, por exemplo), é afeita a um certo pedantismo.

Mas desta vez, uma "dupla sertaneja" apelou de vez, optando por adotar o nome de "João Bosco & Vinícius", numa demonstração do mais cínico pretensiosismo. Sabemos, também, que os nomes dessas duplas não são os verdadeiros, já que geralmente seus nomes de batismo são mais estranhos do que os nomes artísticos. Zezé Di Camargo & Luciano, por exemplo, na verdade se chamam Mirosmar e Welson.

Outra coisa que sabemos muito bem é que a MPB autêntica - não aquela "música popular" que lota rodeios, micaretas, "bailes funk" e programas de auditório - já tem seu João Bosco e Vinícius em sua história. João Bosco, sabemos, é o famoso cantor e compositor mineiro, famoso por obras como "O bêbado e o equilibrista" e "Papel marchè". Vinícius foi o nosso Vinícius de Morais (ou Vinícius de Moraes, para reforçar a busca no Google), um poeta que dispensa comentários.

A pretensão da tal duplinha João Bosco & Vinícius é tal que, quando se escreve apenas o nome "João Bosco" na lacuna do Google Images, a primeira página da busca já mostra a infame duplinha, que já ostenta o rótulo, demagógico e fora de lógica, de "sertanejo universitário". Breve falaremos deste termo que fascina os universotários e prinicpalmente os showrnalistas sem-diploma e os cidadãos sem-vergonha e sem-ética em geral de nosso país.

Podemos seguramente dizer que a dupla breganeja João Bosco & Vinícius é uma dupla pirata, porque, como toda pirataria, se vale pela usurpação de um bem precioso ou de uma reputação valiosa.

Pois abaixo estão os VERDADEIROS JOÃO BOSCO & VINÍCIUS, nomes AUTÊNTICOS da mais genuína MPB, a MPBB (Música Popular Bem Brasileira) de que o saudoso Sérgio Porto tanto falou:

3 comentários:

Leandro de Souza disse...

Então os nomes, João Bosco Homem de Carvalho Filho e vinícius Fernando Karlinke.

O Kylocyclo disse...

Se for assim, então os carinhas deveriam mudar de nome ou colocar outro nome artístico, como João Carvalho & Karlinke. Tal como está, o nome artístico é de um oportunismo bem cafajeste.

Edilson Trekking disse...

Concordo com o O Kilociclo os caras são pedantes mesmo.Quero aproveitar para parabenizar o jornalista Alexandre Figueiredo por combater essa mediocridade toda chamada de brega-popularesco.