sexta-feira, 13 de março de 2009

Weather Prophets

Essa maravilhosa banda inglesa dos anos 80, que foi contratada da Creation Records, era algo como os "tios" do Ride (banda dos anos 90 cujo um dos vocalistas-guitarristas, Andy Bell, virou baixista do Oasis). Ou seja, um som que mistura os Byrds com o estado de espírito das bandas de garagem da coletânea Nuggets. Não por acaso, um dos compactos do WP foi produzido pelo guitarrista de Patti Smith, Lenny Kaye, que organizou a citada coletânea.

Liderada pelo cantor-guitarrista-letrista Peter Astor (ex-Loft e depois Wisdom Of Harry e hoje em carreira solo), o grupo nunca foi lançado no Brasil, apesar de seu repertório excepcional, o grupo teve canções memoráveis (para quem conseguiu ouvi-las), como "Almost Prayed", "Mayflower" e a melancólica "Always the Light".

Todas essas músicas foram divulgadas pela rádio niteroiense Fluminense FM, entre 1986 e 1989, numa época que não tinha Internet, nem as informações se propagavam com a velocidade de hoje. E isso sem qualquer promessa dos "profetas do tempo" serem lançados no Brasil, e com o desprezo até da chamada mídia "altchernatchiva" brasileira que sonha apenas com bandas que misturem heavy rock com bubblegum, o que não é o caso dos Weather Prophets.

Um consolo é que que a música "Almost Prayed" foi escolhida entre uma das 1000 músicas que marcaram um jornalista e blogueiro influente, Zeca Camargo, apresentador do Fantástico da Rede Globo.

Cheguei a gravar algumas músicas em fita e felizmente as reencontrei na Internet, através do eMule.

Nenhum comentário: